terça-feira, 29 de junho de 2010

Das tormentas

A mãe de todos os continentes, África tem uma energia especial. As cores, os cheiros, as gentes e mesmo o céu têm cheiros diferentes. Têm mais vida, mais paixão, mais raiva, mais sofrimento. A pele, da mãe África, é rija, como couro.

Há mais de um mês fora de casa. Primeiro, pelo Norte do país. Agora, no fim do Mundo. No continente onde uma bola faz correr milhões. Onde uma bola ajuda a juntar os que os homens tinham separado, onde uma bola desperta paixões, a África do Sul está no centro do Mundo. E o Mundo quer saber mais.

Quantos são? De que vivem? onde comem? É seguro? E à noite? E a equipa? Vamos lá? Ronaldo, nas alas ou à frente? Pepe ou Pedro Mendes? Villa, Torres, Iniesta, Xavi, será sequer possível? Não há volta a dar, nesta altura, o mundo voltou a girar em torno da África do Sul. A naçáo do Arco-Iris.

São racistas os seguidores de Mandela. Madiba, por quem têm uma adoração messiânica, está a morrer e os mortais começam a movimentar-se. Uns desculpam-se com o medo para comprar armas, outros montam desavergonhados esquemas de corrupção. E pedir perdão não é sequer hipótese. Na África do Sul, a igualdade foi imposta à força e ainda não tiveram tempo para a digerir. Linguas oficiais, são onze. Tantas como as etnias. Depois é preciso juntar-lhes os único caras pálidas, verdadeiramente naturais do continente.

A mãe África, tem mesmo uma energia diferente. Na África do Sul, um país com todos os ingredientes para ser digno de UNESCO, há muitos a tentar empurrar o país para a frente. A tentar melhorar. Presididos por um louco, os sul africanos estão preocupados com o Mundial. Querem fazer boa figura. Querem mostrar sorrisos e nas ruas quase foram decretados obrigatórios.

Apanharam os larápios do hotel e condenaram-nos em 48 horas. Mesmo desinteressados, no momentos de emergência, os locais ofereceram abrigo. E a paisagem manteve-se esmagadora. De noite, o céu em África é perfeito. Limpo, enorme e com as estrelas a começarem à altura do olhar. De dia, o céu africano é enorme e ajuda a respirar mais e ainda mais fundo. África, tem mesmo uma energia diferente.

Com Portugal a embarcar para 90' de tormentas, o dia será decisivo. É a hora do mata mata, do tudo ou nada a hora em que se destacam os bravos. Serão os nossos craques capazes de fazer história contra uma das melhores equipas do Mundo? Em África, amanhã voltarão os portugueses voltam a estar perto do controlo do leme. Não sei quem irá ditar a orientação do leme, mas contra as probabilidades das bWins, amanhã entramos em campo com a energia da terra onde das tormentas se fez Boa Esperança.

Enjoy

Sem comentários: